segunda-feira, 17 de setembro de 2018

O filme Cisne Negro e o comportamento

Nesta postagem trazemos uma parte de um trabalho realizado no 4º período do curso de Psicologia para a disciplina de Análise do Comportamento II para pontuar algumas cenas do filme Cisne Negro (2010), utilizando a tríplice de contingências com base na teoria de Skinner, realizando também uma análise funcional referente ao comportamento que Nina apresenta no decorrer do filme. Todavia, se fazem hipóteses sobre quais contingências do ambiente em questão se fizeram relevantes para ocasionarem uma alteração dos comportamentos de Nina. O trabalho foi realizado por Alessandra Ferreira, Jhéssica Karine e Ariane Silva.


O FILME CISNE NEGRO E O COMPORTAMENTO

“Nós todos sabemos a história. A menina virginal, pura e doce, presa no corpo de um cisne. Ela quer a liberdade, mas só o verdadeiro amor pode quebrar o feitiço. Seu desejo é quase concedido sob a forma de um príncipe. Mas, antes que ele possa declarar seu amor, o gêmeo lascivo, o Cisne Negro, engana e o seduz. Devastado, o Cisne Branco pula de um penhasco, matando-se e, na morte, encontra a liberdade.”

O FILME

Nina (Natalie Portman)

O filme Cisne Negro (2010) dirigido por Darren Afronsky é um thriller psicológico que conta a história de Nina Sayers (Natalie Portman), uma moça de aparência delicada e frágil que dedica a maior parte de sua vida ao balé. Nina mora com sua mãe, a superprotetora Erica (Barbara Hershey), uma ex-bailarina que precisou se aposentar quando engravidou. Mesmo que Nina tenha 28 anos, sua mãe a trata como se ela fosse ainda uma menina, constantemente a ajudando a se vestir e a se despir, cortando suas unhas, colocando-a para dormir, ligando sempre uma caixinha de música ao lado da cama entre outros comportamentos superprotetores. 
Em determinado momento, a companhia de balé em que Nina dança irá realizar uma apresentação de “O Lago dos Cisnes”. Beth (Winona Ryder), a bailarina mais renomada da companhia está se aposentando e o diretor Thomas (Vincent Cassel) precisa encontrar uma substituta, escolhendo Nina para o importante papel de Rainha dos Cisnes. Thomas informa Nina que ela possui todos os atributos de garota pura e virginal para interpretar o Cisne Branco, mas não possui os atributos de mulher sedutora e imponente exigidos para interpretar o Cisne Negro e é necessário que ela os interprete com igual convicção para que possa permanecer com o papel.
Em contrapartida, a bailarina Lily (Mila Kunis) possui todos os atributos necessários para o papel do Cisne Negro, pois é espontânea, diferente de Nina que é extremamente disciplinada e tem uma performance frígida. Nina inicia então uma busca incessante pela perfeição para que possa encaixar-se em ambos os papéis e, com isso, passa a desenvolver diversos conflitos. Em uma noite, após um desentendimento entre Nina e Lily, esta aparece em seu apartamento para se desculpar e a convida para sair. Nina inicialmente hesita, mas quando sua mãe tenta repreendê-la, ela decide sair com Lily e as duas vão para um bar, onde Lily oferece uma pílula de ecstasy para Nina, mas ela recusa, retirando-se para o banheiro. Quando retorna e vê de longe Lily colocando a droga em sua bebida, decide tomar mesmo assim, pois Lily havia afirmado que o efeito só iria durar algumas horas. Ao retornar para casa, Nina discute com sua mãe ao chegar e então se tranca no quarto com Lily (?) e as duas se relacionam sexualmente. 
Na manhã seguinte, Nina acorda atrasada, se vendo sozinha na cama. Ao chegar à companhia, vê Lily dançando a coreografia da Rainha dos Cisnes, então, resolve confrontá-la, perguntando por qual razão ela não a acordou pela manhã e Lily a informa que elas não dormiram juntas, deixando Nina extremamente confusa por ter sonhado toda a noite delas juntas. Daí por diante, as alucinações de Nina tornam-se cada vez mais intensas.

TRÍPLICE DE CONTINGÊNCIA

Segundo Skinner (2013) um comportamento é fracionado para que assim possa simplificar a análise, tais fragmentos são selecionados com o intuito de se enfatizar contingências importantes dentro das “leis comportamentais”.

Comportamento: Punição positiva.
ANTECEDENTE
RESPOSTA
CONSEQUÊNCIA
Nina treina na frente do espelho repetidas vezes passos de balé.
Nina torce o pé e quebra a unha do dedo pé direito.
Nina sente dor e para de treinar.

Comportamento: Punição positiva.
ANTECEDENTE
RESPOSTA
CONSEQUÊNCIA
Nina está dançando na apresentação de balé.
Nina cai durante a apresentação.
Nina olha para a platéia imóvel (sem reação).

Comportamento: Reforço positivo.
ANTECEDENTE
RESPOSTA
CONSEQUÊNCIA
Erica está cortando as unhas da mão da filha no banheiro.
Nina diz “au!”.
Erica dá beijos no dedo da filha.

Comportamento: Reforço negativo.
ANTECEDENTE
RESPOSTA
CONSEQUÊNCIA
Erica ameaça a Nina dizendo que irá jogar o bolo no lixo.
Nina pede desculpa a Erica e diz que o bolo parece delicioso.
Nina experimenta a cobertura do bolo.

Comportamento: Fuga.
ANTECEDENTE
RESPOSTA
CONSEQUÊNCIA
Nina está na sala de Thomas, próxima a ele.
Nina foi beijada por Thomas.
Nina morde o lábio de Thomas.

Comportamento: Esquiva.
ANTECEDENTE
RESPOSTA
CONSEQUÊNCIA
Nina está se olhando no espelho.
Nina percebe a ferida nas costas.
Nina lava a ferida e a cobre.

ANÁLISE FUNCIONAL






































REFERÊNCIA

SKINNER, B.F. Ciência e comportamento humano. 11ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
___________________________________

COMO CITAR ESTA POSTAGEM

FERREIRA, A. C. C.; PEREIRA, J. K.; SILVA, A. V. (Col.). O filme Cisne Negro e o comportamento. Curitiba, 17 set 2018. Disponível em: <https://psiqueempalavras.blogspot.com/2018/09/o-filme-cisne-negro-e-o-comportamento.html>

Nenhum comentário:

Postar um comentário