sábado, 18 de novembro de 2017

Desenvolvimento humano: estágio, transição, trajetória, continuidade e mudança

Essa postagem traz alguns apontamentos estudados no quarto semestre na disciplina Psicologia do Desenvolvimento Adolescência e Fase Adulta. O desenvolvimento humano é repleto de estágios, transições e trajetórias, que estão relacionados com as mudanças gradativas que ocorrem na vida de um indivíduo. Texto escrito por Jhéssica Pereira, revisado e organizado para o blog por Alessandra Ferreira.


DESENVOLVIMENTO HUMANO: ESTÁGIO, TRANSIÇÃO, TRAJETÓRIA, CONTINUIDADE E MUDANÇA

Segundo Dessen et al (2005) o desenvolvimento humano é repleto de estágios, transições e trajetórias, que estão relacionados com as mudanças gradativas que ocorrem na vida de um indivíduo.
De acordo com Dessen et al (2005) o estágio está ligado aos modelos comportamentais e as práticas características que ocorrem em determinadas fases da vida, já a transição está relacionada à passagem dessas fases da vida, de um ciclo para outro, como por exemplo, a passagem da infância para a adolescência. Estas transições podem se dar de vários modos, como motor, cognitivo, afetivo, entre outros. Dentro do desenvolvimento humano estes estágios e transições irão desencadear o funcionamento de papéis específicos. Já a trajetória é composta pelos comportamentos que ocorrem entre um estágio anterior e o próximo, sendo ele influenciado pelo contexto e pelos fenômenos psicológicos ocorrentes, estas trajetórias podem ser vistas de modo intelectual, social e afetivo.
Elder (1996) apud Dessen et al (2005) mostram que a continuidade está ligada aos comportamentos que são transferidos (repetidos) numa situação anterior e posterior, formando assim um padrão comportamental, que por sua vez irão provocar respostas nos organismos presentes dentro do contexto, estes organismos irão servir como um “filtro”, pois dependerá da aprovação deles para que os comportamentos voltem a ocorrer. Já a mudança se dá pela adaptação de processos cognitivos e comportamentais de um indivíduo em diferentes situações, aqui o ambiente também apresenta uma grande influência. Serão estas continuidades e mudanças que estamparão o desenvolvimento dos indivíduos.

REFERÊNCIA


DESSEN, M. A.; COSTA JÚNIOR, Á. L.; DESSEN, M. A. S. C. (Colab.). A ciência do desenvolvimento humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artmed Editora S.A., 2005.
_______

COMO REFERENCIAR ESTA POSTAGEM:

PEREIRA, J.K.; FERREIRA, A. C. C. (Org.) Desenvolvimento humano: estágio, transição, trajetória, continuidade e mudança. Curitiba, 18 Nov 2017. Disponível em: <https://psiqueempalavras.blogspot.com/2017/11/desenvolvimento-humano-estagio.html>

Nenhum comentário:

Postar um comentário