sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Estágios do desenvolvimento humano na visão de Erikson

Assim como na postagem anterior, essa postagem traz alguns apontamentos que também foram estudados no quarto semestre na disciplina Psicologia do Desenvolvimento Adolescência e Fase Adulta sobre o desenvolvimento humano que é composto por diversos estágios, transições e trajetórias relacionados às mudanças gradativas que ocorrem na vida de um indivíduo a partir da teoria de Erikson. O texto foi escrito por Jhéssica Pereira e foi revisado e organizado para o blog por Alessandra Ferreira.



ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NA VISÃO DE ERIKSON

         De acordo com Elkind (1978), em seu trabalho Erikson fala sofre a influência dos conceitos de Freud sobre a fase oral, anal, fálica e genital, mostrando que o desenvolvimento vai além da adolescência e que todos os oito estágios passam por um indivíduo ao longo da vida possuem pontos positivos e negativos.

  • 1º estágio (confiança vs. desconfiança): Está relacionado à fase oral, geralmente se dá no primeiro ano de vida. Nela irão se estruturar uma confiança do bebê com sua figura materna, com o meio externo e, por conseguinte nela mesma. A confiança está ligada ao fato do bebê ter suas necessidades satisfeitas regularmente ou irregularmente (o que provoca medo e suspeita). Esta fase de confiança e desconfiança reaparecerá em todos os próximos estágios da vida de um indivíduo.

  • 2º estágio (autonomia vs. dúvida): Está relacionada à fase anal, geralmente se dá do segundo ao terceiro ano de vida. Nesta fase irá surgir uma autonomia na criança, pelo desenvolvimento das habilidades motora e mental. Se a autonomia da criança for reforçada pelos seus cuidadores através de elogios, por exemplo, ela levará esta autonomia para seu desenvolvimento, mas se essa criança sofrer um excesso de zelo, ou sofrer com atitudes impacientes para com ela, ela poderá se desenvolver com vergonha e dúvida. O equilíbrio no processo desta fase é fundamental para um desenvolvimento saudável, em que a criança possa se tornar um adolescente independente e responsável, e posteriormente um adulto com os mesmos aspectos.

  • 3º estágio (iniciativa vs. culpa): Geralmente se dá do quarto ao quinto ano de vida – idade pré-escolar. Nesta fase o ideal é que a criança tenha a oportunidade de brincar livremente, assim como poder fazer perguntas em geral para seus pais ou cuidadores, esta iniciativa será reforçada pelo ambiente. Mas se a criança for “podada” de certa forma, sempre que tentar brincar livremente ou expressar sua opinião, ela poderá sentir culpa. O que for reforçado nesta fase influenciará nos próximos estágios de desenvolvimento.

  • 4º estágio (indústria vs. inferioridade): Está relacionado à fase de latência, geralmente se dá do sexto ao décimo primeiro ano de vida – idade da escola primária. Nesta fase a criança possui um raciocínio dedutivo e pode participar de brincadeiras com regras. Ela pode desenvolver um grande interesse pelo funcionamento das coisas e suas finalidades (indústria), podendo ser reforçada por tentar realizar uma tarefa, ou produzir algo, ou podendo ser “podada” em seus esforços, como por exemplo, os cuidadores achar que essas tentativas da criança nada mais são do que travessuras e bagunças, isto poderá desenvolver um senso de inferioridade na criança. Porém, nesta fase não somente a família influenciará, mas a escola também, desta forma a criança pode não estar sendo reforçada em casa, mas estar sendo na escola, ou ao contrário.

  • 5º estágio (identidade vs. confusão de papéis): Fase da adolescência, geralmente se dá do décimo segundo ao décimo oitavo ano de vida. É enfatizada pela procura de um parceiro romântico, nesta fase se desenvolve diversas maneiras de ver e entender o mundo, podendo construir ou criar teorias filosóficas para isso. Também nela há a identidade do ego, tendo como lado positivo a identidade e negativo uma confusão de papéis. Para “criar” a sua identidade e se preparar para o futuro, o adolescente irá reunir todos seus papeis, por exemplo, como ele foi como filho, amigo, aluno entre outros. Quando um adolescente consegue fazer isso, poderá conseguir construir sua identidade psicossocial, já sabendo quem ele é, e o que fazer da sua vida. Porém seu fracasso nesse momento poderá resultar numa descoberta de identidade mais tardia, mas alguns jovens poderão procurar uma identidade negativa, como a de um bandido, por exemplo. Esta fase é influenciada pelas fases anteriores do desenvolvimento.

  • 6º estágio (intimidade vs. isolamento): Início da maturidade. Aqui influenciará o que já foi adquirido anteriormente, como o senso de identidade pessoal e a dedicação ao trabalho produtivo. Esta fase não depende diretamente dos pais do indivíduo, somente de maneira indireta, a intimidade está relacionada a fazer amigos, ou ter um relacionamento amoroso, um namoro, por exemplo, não precisando estar ligada necessariamente a um comportamento sexual. Se nessa fase não houver a intimidade o indivíduo sofrerá com um sentimento de isolamento, pois não terá com quem compartilhar suas coisas, nem quem o cuide.

  • 7º estágio (“generatividade” vs. absorção em si mesmo): Meia idade. Com a “generatividade” o indivíduo se importará com outras pessoas além de seus familiares, como por exemplo, as próximas gerações e a natureza. Quando o indivíduo não consegue desenvolver esses tipos de preocupações acabará por ficar absorvido com suas próprias questões pessoais.

  • 8º estágio (integridade vs. desespero): Próximo ao fim da vida. Nesta fase o indivíduo poderá refletir sobre a vida, aproveitar os netos (se tiver). A integridade se dará pelo fato do indivíduo conseguir apreciar sua história com satisfação. Já quando a pessoa se lamenta e pensa só em como é tarde para fazer alguma coisa, quando tem sentimentos de frustração com sua vida, terá um senso desesperador.


REFERÊNCIA


ELKIND, David. As oito idades do homem segundo Erikson. Diálogo, 1978. Texto digitalizado e revisado por Ana Maria de Barros Petersen.

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COMO REFERENCIAR ESTA POSTAGEM:

PEREIRA, J.K.; FERREIRA, A. C. C. (Org.) Estágios do desenvolvimento humano na visão de Erikson. Curitiba, 22 Dez 2017. Disponível em: < https://psiqueempalavras.blogspot.com/2017/12/estagios-do-desenvolvimento-humano-erikson.html>

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