quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Psicologia e Comunidade

Essa postagem traz pequenas considerações a respeito da prática da psicologia da e na comunidade. Esse trabalho foi realizado no oitavo semestre na disciplina Psicologia e Comunidade do Curso de Psicologia. Texto escrito por Jhéssica Pereira.



PSICOLOGIA E COMUNIDADE

Segundo Azevedo (2009), a psicologia da comunidade está relacionada num primeiro momento à uma observação da comunidade. Isso ajudará o psicólogo a eleger quais seriam os pontos importantes a serem trabalhados, com isso, tendo dados para se realizar uma intervenção. Neste momento o psicólogo deve buscar contextualizar não apenas as necessidades encontradas nesse ambiente, mas também quais suas relações com a cultura e com o ambiente sócio cultural em que se está inserido.
Já a psicologia na comunidade, de acordo com Azevedo (2009), está ligada a prática da intervenção propriamente dentro da comunidade, conforme as necessidades já observadas. O psicólogo irá atuar como um agente de mudanças, promovendo um ambiente de discussão e reflexão de temas pertinentes aquele ambiente, pensando sempre em um bem-estar daquela comunidade, assim como na saúde física, mental e social de seus membros. Também se faz necessário salientar a busca da autonomia do sujeito na comunidade, como um ser crítico e consciente de seu ambiente e suas ações, respeitando a pluralidade do local, proporcionado vez e voz a todos.
Azevedo (2009) explica que a psicologia social comunitária é dotada de uma visão crítica sobre os problemas sociais, buscando intervir em locais como creches, asilos, postos de saúde, dentre outros. Com o intuito de enfatizar a importância dessa conversa entre a psicologia e os indivíduos das comunidades. Sendo que a psicologia social comunitária tem como principal objetivo a mudança da comunidade em seus moldes, ajudando a construir um ambiente com sujeitos mais participativos, propiciando assim, uma maior relação social.

REFERÊNCIA

AZEVEDO, A. V. S. A Psicologia Social, Comunitária e Social Comunitária: definições dos objetivos de estudo. Psicologia &m foco, Aracaju, Faculdade Pio Décimo, v. 3, n. 3, jul./dez. 2009.

_________

COMO REFERENCIAR ESSA POSTAGEM

PEREIRA, J. K. Psicologia e comunidade. Curitiba, 19 dez 2018. Disponível em: <https://psiqueempalavras.blogspot.com/2018/12/psicologia-e-comunidade.html>

Nenhum comentário:

Postar um comentário