Dando continuidade a nossa série de postagens sobre Psicologia e Educação, hoje trazemos um pouco sobre a atuação do psicólogo junto à demanda de queixa escolar, salientando não apenas a importância do Psicólogo nesse contexto, e todo o cuidado da saúde mental dentro da esfera educacional, como também a luta do Psicólogo para se inserir nessa área e estabelecer seu papel frente à demanda local.
quinta-feira, 21 de março de 2019
Psicologia e Educação – Parte II: A atuação do psicólogo junto à demanda de queixa
Marcadores:
alunos,
escola,
família,
psicologia e educação,
psicologia e educação série,
psicologia educacional,
psicologia escolar,
queixa escolar,
relações humanas,
sociedade
terça-feira, 26 de fevereiro de 2019
Psicologia e Educação – Parte I: Principais questões teórico-práticas da psicologia no contexto educacional
Com esta nova série de postagens desejamos trazer aqui para o blog a relevância da Psicologia Escolar. Apresentaremos primeiramente a questão cardeal a respeito da teoria e da prática psicológica dentro da esfera educacional, buscando esboçar um pouco do que o Psicólogo pode fazer para atender às demandas deste contexto. Com esta série, iremos abordar a questão das queixas escolares e a forma como ocorre sua intervenção do Psicólogo dentro do ambiente escolar. Esboçaremos uma ideia de como a Psicologia Escolar enfatiza uma reflexão referente às noções, não apenas da Psicologia como ciência, mas também da Pedagogia e da Filosofia, promovendo assim progressos dentro do campo da Psicologia Escolar, salientando que, independente do espaço físico disponibilizado para a atuação do profissional, este deverá munir-se de seus conhecimentos e práticas teóricas para o exercício de sua profissão dentro deste contexto. Para uma melhor compreensão do assunto referente à temática educacional também traremos o trabalho de alguns autores para, com isso, demonstramos como eles compreendem o sistema de aprendizagem e como isso pode vir a ocorrer no indivíduo, levando em consideração a relação do homem com o meio em que está inserido.
Marcadores:
democracia,
escola,
pensamento crítico,
política,
psicologia e educação,
psicologia e educação série,
psicologia educacional,
psicologia escolar
domingo, 20 de janeiro de 2019
A institucionalização da liberdade
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LIBERDADE
Alessandra Ferreira*
De quem é o poder?
Quem manda na minha vida?
Uns dizem que ele é de Deus
Outros, do guarda da esquina
Uns dizem que é do presidente
Outros, quem vem lá de cima
Cazuza, De Quem É O Poder?
Este ensaio traz algumas reflexões realizadas a partir de diversas leituras em conjunto com a proposta dos vídeos intitulados “Drogas e Cidadania” ¹ que foram organizados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) em 2012 e estão disponíveis no YouTube.
quarta-feira, 9 de janeiro de 2019
As fases do processo de aconselhamento
Essa postagem, ainda baseada no capítulo “O aconselhamento como processo” do livro “O processo de aconselhamento” dos autores Sheldon Eisenberg e Lewis E. Patterson, traz alguns apontamentos sobre as fases do processo de aconselhamento. Essa produção foi realizada na disciplina de Aconselhamento Psicológico, no 7º período do curso de Psicologia.
domingo, 6 de janeiro de 2019
O processo de aconselhamento psicológico
Essa postagem traz uma síntese do capítulo “O aconselhamento como processo” presente no livro “O processo de aconselhamento” de Sheldon Eisenberg e Lewis E. Patterson, que buscam definir o que é o aconselhamento e quais são seus objetivos, partindo disso para apresentar as etapas de tal processo e oferecendo uma pequena introdução às técnicas que serão exploradas nos capítulos seguintes do livro. Essa produção foi realizada na disciplina de Aconselhamento Psicológico, no 7º período do curso de Psicologia.
Marcadores:
aconselhador,
aconselhamento,
aconselhamento psicológico,
cliente,
comportamento,
crescimento pessoal,
mudanças,
psicologia,
solução de problemas
Assinar:
Comentários (Atom)



