Este texto foi realizado para a disciplina de “Psicologia e Pessoas com Deficiência” no 4º período. Aqui falamos sobre os modelos de compreensão da pessoa com deficiência, onde temos: a integração, a inclusão social, o modelo médico e o modelo social. Vemos como estas noções configuram estigmas para estes sujeitos e como a sociedade ainda carece de métodos para lidar com estes indivíduos. Os autores utilizados para a construção do texto foram Amaral e Sassaki, referenciados ao final da postagem.
segunda-feira, 26 de setembro de 2016
quarta-feira, 21 de setembro de 2016
A concepção do brincar nas teorias de Anna Freud e Melanie Klein

sábado, 10 de setembro de 2016
Winnicott e o brincar
Essa foi uma atividade realizada no 4º semestre de nossa graduação para a disciplina de Desenvolvimento Infantil e o Brincar, com ela trazemos algumas considerações sobre a importância que Winnicott apresenta a respeito do brincar no desenvolvimento infantil e como a função materna é fundamental no auxílio deste processo.
Marcadores:
brincar,
crianças,
desenvolvimento,
desenvolvimento infantil,
figura materna,
mãe,
mãe-bebê,
papel materno,
psicanálise,
psicanálise infantil,
psicologia do desenvolvimento,
winnicott
segunda-feira, 5 de setembro de 2016
A ficção de encontro com a realidade: a psicose de Norman Bates e Ed Gein
Essa postagem é uma continuação da postagem anterior sobre a temática da Psicose, onde fizemos a sua definição. Aqui, trazemos a continuação do trabalho, onde fazemos uma análise do personagem icônico Norman Bates do filme Psicose de 1960 e o paralelo existente entre ele e o caso de Ed Gein na vida real, delimitando a estrutura psicótica encontrada em ambos os sujeitos, utilizando para tal análise autores da psicanálise.
Marcadores:
alfred hitchcock,
análise,
análise de filme,
bates motel,
dolto,
ed gein,
filme,
freud,
ilana casoy,
lacan,
násio,
psicanálise,
psicose,
psycho,
robert bloch
quinta-feira, 1 de setembro de 2016
Setembro Amarelo e o trabalho do CVV
Em função do Setembro Amarelo, o mês de Prevenção ao Suicídio, trazemos hoje uma postagem informativa. Para quem não sabe, o Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), se trata de uma campanha que ocorre no Brasil desde 2014 buscando promover ações preventivas em relação ao suicídio, em uma tentativa de retirar o estigma em torno desta temática e trazer informação à sociedade. Hoje trazemos um pouco sobre como funciona o trabalho do CVV, onde nós duas realizamos um trabalho voluntário por algum tempo. O voluntariado no CVV nos proporcionou ricas experiências, nos sensibilizando a respeito da escuta do sujeito, expandindo a nossa visão acerca do sofrimento do outro e de sua necessidade de se expressar.
Marcadores:
141,
abordagem centrada na pessoa,
acp,
carl rogers,
centro de valorização da vida,
curitiba,
cvv,
prevenção,
setembro amarelo,
suicídio,
trabalho voluntário
Assinar:
Postagens (Atom)