Este trabalho é mais um dos fichamentos realizados para a disciplina Psicologia Analítica, no 4º semestre da graduação. Se trata do texto “O caminho para o interior profundo (anima e animus)” de Murray Stein, que discorre um pouco sobre dois conceitos importantes para a abordagem analítica que são os conceitos de Anima e Animus.
sexta-feira, 9 de dezembro de 2016
segunda-feira, 28 de novembro de 2016
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho: aspectos teóricos acerca da deficiência visual
Esse trabalho foi realizado no quarto semestre para a disciplina de Psicologia e Pessoas com Deficiência. Se trata de uma análise do filme “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” que foi escolhido devido ao fato de contar a história de um adolescente com deficiência visual, que além de abordar a temática de inclusão, também trata da superproteção da família e dos aspectos da sexualidade, o que está aflorado na fase da adolescência.
*Além das autoras do blog, esse trabalho conta com a participação de outra colega de turma, Ariane Viera da Silva.
sexta-feira, 4 de novembro de 2016
"A Abordagem Simbólica" de Edward Whitmont
Este trabalho foi um fichamento do texto “A abordagem simbólica” de Edward C. Whitmont realizado para a disciplina Psicologia Analítica, no 4º semestre da graduação. O texto fala um pouco sobre a abordagem analítica, esboçando os conceitos a respeito dos símbolos e mostrando a incapacidade do homem de compreender a vida de maneira inteiramente raciona e que os simbolismos são muitas vezes incompreensíveis ao homem.
terça-feira, 11 de outubro de 2016
Do Luto à Luta: apontamentos teóricos a respeito da família frente à deficiência
Esse trabalho foi realizado para disciplina de “Psicologia e Pessoas com Deficiência” no 4º período. Nele fazemos alguns apontamentos a respeito da família e como esta lida com a questão da deficiência, fazendo uma análise do documentário “Do Luto à Luta”, que traz a jornada de alguns indivíduos e suas famílias que lidam com a Síndrome de Down.
Marcadores:
análise de filme,
do luto a luta,
documentário,
família,
filme,
paniagua,
pcd,
pessoas com deficiência,
psicologia e pessoas com deficiência,
sindrome de down
segunda-feira, 26 de setembro de 2016
Modelos sociais e barreiras impostas pela sociedade para pessoas com deficiência
Este texto foi realizado para a disciplina de “Psicologia e Pessoas com Deficiência” no 4º período. Aqui falamos sobre os modelos de compreensão da pessoa com deficiência, onde temos: a integração, a inclusão social, o modelo médico e o modelo social. Vemos como estas noções configuram estigmas para estes sujeitos e como a sociedade ainda carece de métodos para lidar com estes indivíduos. Os autores utilizados para a construção do texto foram Amaral e Sassaki, referenciados ao final da postagem.
quarta-feira, 21 de setembro de 2016
A concepção do brincar nas teorias de Anna Freud e Melanie Klein

sábado, 10 de setembro de 2016
Winnicott e o brincar
Essa foi uma atividade realizada no 4º semestre de nossa graduação para a disciplina de Desenvolvimento Infantil e o Brincar, com ela trazemos algumas considerações sobre a importância que Winnicott apresenta a respeito do brincar no desenvolvimento infantil e como a função materna é fundamental no auxílio deste processo.
Marcadores:
brincar,
crianças,
desenvolvimento,
desenvolvimento infantil,
figura materna,
mãe,
mãe-bebê,
papel materno,
psicanálise,
psicanálise infantil,
psicologia do desenvolvimento,
winnicott
segunda-feira, 5 de setembro de 2016
A ficção de encontro com a realidade: a psicose de Norman Bates e Ed Gein
Essa postagem é uma continuação da postagem anterior sobre a temática da Psicose, onde fizemos a sua definição. Aqui, trazemos a continuação do trabalho, onde fazemos uma análise do personagem icônico Norman Bates do filme Psicose de 1960 e o paralelo existente entre ele e o caso de Ed Gein na vida real, delimitando a estrutura psicótica encontrada em ambos os sujeitos, utilizando para tal análise autores da psicanálise.
Marcadores:
alfred hitchcock,
análise,
análise de filme,
bates motel,
dolto,
ed gein,
filme,
freud,
ilana casoy,
lacan,
násio,
psicanálise,
psicose,
psycho,
robert bloch
quinta-feira, 1 de setembro de 2016
Setembro Amarelo e o trabalho do CVV
Em função do Setembro Amarelo, o mês de Prevenção ao Suicídio, trazemos hoje uma postagem informativa. Para quem não sabe, o Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), se trata de uma campanha que ocorre no Brasil desde 2014 buscando promover ações preventivas em relação ao suicídio, em uma tentativa de retirar o estigma em torno desta temática e trazer informação à sociedade. Hoje trazemos um pouco sobre como funciona o trabalho do CVV, onde nós duas realizamos um trabalho voluntário por algum tempo. O voluntariado no CVV nos proporcionou ricas experiências, nos sensibilizando a respeito da escuta do sujeito, expandindo a nossa visão acerca do sofrimento do outro e de sua necessidade de se expressar.
Marcadores:
141,
abordagem centrada na pessoa,
acp,
carl rogers,
centro de valorização da vida,
curitiba,
cvv,
prevenção,
setembro amarelo,
suicídio,
trabalho voluntário
segunda-feira, 29 de agosto de 2016
Operacionalizando Culpa e Vergonha
Este trabalho foi realizado no 2º período da nossa graduação para a disciplina de Introdução à Análise do Comportamento. Saindo um pouco da Psicanálise e entrando na área do Comportamento, realizamos aqui alguns apontamentos a respeito dos termos “culpa” e “vergonha”. Nesse trabalho, assim como na postagem anterior, as referências do que foi lido para a realização do trabalho encontram-se no final do texto, mas algumas não estão devidamente mencionadas no corpo do trabalho, pois no segundo período ainda estávamos aprendendo e não sabíamos fazer referências direito (risos).
sábado, 27 de agosto de 2016
Breve contextualização histórica da Psicologia
Hoje é dia 27 de agosto de 2016, dia do Psicólogo. O primeiro dia do Psicólogo que estamos comemorando com o blog. Para demarcar essa data, trazemos um breve contexto histórico da Psicologia, de um trabalho que realizamos no 1º período do curso, para a matéria de Psicologia Ciência e Profissão. As referências utilizadas para a produção deste texto se encontram, como sempre, ao final dele, mas não nos parágrafos, por se tratar de um trabalho de primeiro período que ainda não sabíamos como fazer referências decentes (risos).
Desejamos um feliz Dia do Psicólogo a todos os profissionais e graduandos da área!
terça-feira, 23 de agosto de 2016
O que é Psicose?
Este trabalho foi realizado por Alessandra C. Cluves Ferreira e Jhéssica Karine Pereira no ano de 2014 para a disciplina de Psicanálise I, no segundo período da nossa graduação. Aqui definimos e contextualizamos a temática da Psicose de maneira breve e simplificada, sem grandes aprofundamentos, trazendo as opiniões de alguns autores, dentre eles Freud, que a define como uma de suas estruturas psíquicas.
Prelúdio
Oi, pessoal!
No intuito de compartilhar nossos estudos, resolvemos criar este blog, que já vem sendo um projeto há algum tempo e finalmente conseguimos “tirá-lo do papel” e passar para o real.
Pretendemos começar com alguns de nossos trabalhos realizados ao longo da graduação que serão postados em forma de breves (ou não, risos) textos. Sempre buscaremos disponibilizar as referências utilizadas na escrita de nossos textos e também a forma como citar a nossa postagem, caso seja do interesse do leitor.
Conforme o blog for caminhando, iremos também escrever novos textos, criar novos temas para nossas postagens, buscando construir a identidade do nosso blog... Mas isso vem com o tempo.
Estaremos sempre suscetíveis a sugestões e críticas construtivas, e os comentários estarão abertos para discussões e também os leitores poderão se comunicar com a gente pelo nosso e-mail (escritossobreapsique@gmail.com).
Todos estão convidados a participar e assim iremos juntos construindo o conhecimento a respeito da psique e da psicologia.
Assinar:
Postagens (Atom)